terça-feira, 13 de maio de 2008

Contentamento



“Aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tudo posso naquele que me fortalece.”(Fl 4.1).

Para muitos o contentamento é uma atitude de acomodação. O sujeito se conformou com uma determinada situação e ali se tornou “paciente” de sua própria história. Mas na verdade o contentamento vai muito além do que podemos imaginar. Se você é uma pessoa contente, você já aprendeu a viver satisfeito e sentir prazer em toda e qualquer situação. E aí, estou falando com a pessoa certa?

Se você tem passado por momentos de lutas, grandes desafios, não se sinta pior, ou melhor do que ninguém, apenas veja como uma grande possibilidade que Deus está lhe dando de viver o pleno contentamento.

O apóstolo Paulo é a prova fiel do contentamento. Se lermos 2 Coríntios 11.23-27 vamos observar que Deus permitiu todos os tipos de acontecimentos em sua vida, logo, não foi à toa que ele mesmo disse que as pessoas poderiam imitá-lo. Ele sentiu na pele o que é sofrer por amor a Cristo.

Paulo não foi um camarada iluminado que já nasceu contente. Em Filipenses 4.11 ele diz que “aprendeu a viver contente em toda situação”. Precisamos seguir o exemplo de Paulo, deixar que Deus use os “episódios” de nossa vida para aprendermos a estar jubilosos nas situações.

É, também, com o contentamento que podemos fechar as brechas da murmuração, incredulidade, pois aprendemos a nos entregar completamente aos cuidados do Deus todo poderoso. O inimigo jamais roubará a nossa bênção se estivermos o coração contente diante de Deus. Se pararmos para observar, atrás de corações contentes sempre existirão pessoas que provaram os milagres de Deus. Paulo foi um desses, passou por naufrágio em mar, em rio, foi apedrejado, sentiu fome e sede, nudez, mas o Senhor lhe fez experimentar da melhor parte: vivenciar o sobrenatural de Deus, a força que vem do Altíssimo!

Por meio das lutas e tribulações, Deus nos dá a chance de crescer! Ele quer que perseveremos. “Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança.” (Tg 1.2). Assim será produzido em nós um coração contente; inabalável na dor, na honra ou na humilhação.

Vivendo o contentamento poderemos dizer no final de tudo com a mesma propriedade de Paulo: “tudo posso naquele que me fortalece.” (Fl 4.13)

.::Por Jamille Morais

Nenhum comentário: